Foto: Raimundo Rosa/ Prefeitura de Santos

Neste domingo (27), a Linha Turística do Bonde contará, além dos tradicionais passeios regulares, com mais quatro roteiros temáticos especialmente preparados para celebrar um marco importante da história da Cidade: o início da operação dos bondes elétricos, há exatos 116 anos.

As viagens especiais ocorrerão entre 13h30 e 16h30, com saídas a cada uma hora. Sendo assim, durante o trajeto, os passageiros poderão desfrutar de performances artísticas que relembram fatos curiosos e relevantes da época, além de apresentações musicais.

Passeios temáticos

Essa celebração é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Portanto, os passeios temáticos serão realizados no Bonde Japão, um exemplar construído em 1953 e doado a Santos pela cidade de Nagasaki. O valor do ingresso segue o da linha turística regular: R$ 7,00.

Vale lembrar que os bondes elétricos começaram a circular em 28 de abril de 1909, marcando o início de uma nova era para o transporte público no Brasil. Na época, a operação ficou a cargo da City of Santos Improvements Company, que também era responsável pelos serviços de água, gás e eletricidade na Cidade. O sistema teve implementação com 62 bondes de passageiros e outros 10 voltados ao apoio operacional.

Ao longo de um século, entre 1871 e 1971, os bondes fizeram parte da rotina santista. A última viagem ocorreu em 28 de fevereiro, com um veículo da linha 42. Considerados lentos e obstrutivos para o trânsito diante da modernização, os bondes foram desativados. No entanto, em 2000, a Prefeitura resgatou essa conexão afetiva e histórica com a criação da Linha Turística do Bonde, que percorre o Centro Histórico e se tornou um dos principais cartões-postais da cidade.

Ingressos

Os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo). Além disso, estudantes, professores e maiores de 60 anos têm direito à meia-entrada. Crianças de até cinco anos, no colo, não pagam.

Visitação

Dessa forma, além do passeio turístico, quem estiver no Valongo poderá visitar os bondes e carros ferroviários reunidos para o futuro Museu Ferroviário de Santos. A visitação ocorre aos finais de semana, das 11h às 16h, com entrada gratuita.

Atualmente, a Cidade abriga um acervo com 13 modelos de bondes de diferentes nacionalidades. Esse número vai aumentar com a chegada de mais oito veículos elétricos vindos da Alemanha e do Japão. O espaço também reúne três históricos carros ferroviários, incluindo um que transportou ex-presidentes do Brasil.

Todos os veículos estão abrigados na garagem do Valongo, onde está montada uma exposição que conta a trajetória dos bondes em Santos. Para visitar, basta retirar a senha no balcão do Museu Pelé.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *