Sala interativa, recursos para o desenvolvimento de áreas não desenvolvidas e tudo isso com o acompanhamento de profissionais capacitados. Esses são os cartões de visita da mais nova sala multissensorial, inaugurada pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), na quinta-feira (24), no Complexo de Especialidades Médicas de São Vicente – CEMESV (Rua XV de Novembro, 176 – Centro).
O local conta com recursos que permitem estímulos através das ativações sensoriais promovidas pelos equipamentos do ambiente. Desse modo, como telas interativas, sons ambientes, cheiros, texturas, piscina de bolinhas, luzes, jogos, brinquedos e climatização.
Tal atendimento contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e sensorial, especialmente de crianças com deficiências ou neurodivergências, como autismo, em um ambiente seguro e controlado, com estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e proprioceptivos, que auxiliam na organização e processamento da informação sensorial, promovendo o bem-estar e a interação.
Como ter acesso?
Para ter acesso, o primeiro passo é o paciente realizar consulta com médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) de referência. Após avaliação e comprovando a necessidade de uma avaliação com especialista (psicólogo, neuropediatra) os dados são enviados à Sesau, para o setor de regulação de vagas, que providencia a marcação em uma das unidades de Atenção Especializada da Cidade, como o CAPS II Infantil e Complexo de Especialidades Médicas (CEMESV).
No Cemesv, o paciente passa por atendimento psicológico, fonoaudiológico, neuropediatra e em alguns casos, endocrinologista. Após a avaliação, e confirmando-se a necessidade, é feito o encaminhamento para a sala multissensorial.
Importância
“Feliz de voltar aqui para uma entrega que vai além das paredes”, pontuou a secretária Michelle Santos, recordando que a última visita havia sido na entrega da estrutura da unidade. “Agora, voltamos oferecendo mais um serviço para os pacientes, que passarão por consultas com a equipe multidisciplinar para serem destinados a sala multissensorial. Esse será um trabalho em conjunto de toda a equipe em atingir um único objetivo: o melhor atendimento e tratamento possível para aqueles que necessitam ”, completou a responsável pela pasta da Saúde.
O prefeito Kayo Amado elogiou o novo serviço. “É mais um serviço que estamos levando até os munícipes e isso é graças ao trabalho de toda a equipe da saúde, com os profissionais que estão envolvidos nesse processo e também de uma parceria com o deputado Caio França na destinação da verba. Grato pelo dia de hoje e por mais uma entrega que estamos oferecendo”, ressaltou o chefe do Executivo.