Santos já plantou 734 novas árvores na parte insular da cidade desde janeiro. O balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) inclui ações do Programa Santos Sustentável, lançado em março. A meta do programa é inserir duas mil mudas até o fim de 2025.
Na última terça-feira (29), a cidade deu mais um passo nessa direção com o plantio de 50 mudas na Avenida Alfredo das Neves, na Alemoa. O local foi escolhido por concentrar um grande fluxo de caminhões, devido à presença de empresas portuárias. O objetivo é melhorar as condições ambientais da região.
Por isso, a Prefeitura optou por espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê-amarelo, quaresmeira, pitanga, grumixama, ingá-de-metro, ingá-macaco, embaúba, carobinha, guanandi e aroeira-pimenteira. Com esses plantios, o arvoredo urbano da cidade já soma cerca de 35 mil árvores.
Além disso, o Programa Santos Sustentável avança em outras frentes. Grupos técnicos de trabalho já atuam na elaboração do novo Plano de Arborização e na revisão do decreto que trata dos Edifícios Verdes Inteligentes. Esses grupos reúnem profissionais de diferentes secretarias municipais para dar agilidade aos projetos.
Até o momento, a Semam também autorizou 1.183 novos plantios neste ano, em áreas residenciais ou como compensação por novos empreendimentos. Esse número tende a crescer, já que outros projetos de compensação ambiental seguem em análise pela Prefeitura.