Foto: Divulgação/PMS

 A Prefeitura de Santos deu início ao Procanais, um projeto-piloto que visa a modernização e reestruturação dos 12 canais urbanos responsáveis pelo sistema de drenagem da cidade. Ademais, a primeira intervenção começou em abril de 2025, no Canal 2 (Avenida Bernardino de Campos), nas proximidades da Rua Joaquim Távora.

A Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) coordena o programa, que conta com investimento de R$ 11 milhões e se desenvolve em duas grandes etapas.

Etapas do Procanais

Na primeira fase, ao longo de 2025, serão realizados diagnósticos técnicos e intervenções emergenciais, como reforço dos taludes e recuperação de comportas. Contudo, já a segunda fase, entre 2026 e 2028, será voltada à reurbanização dos entornos, com foco em paisagismo sustentável, mobilidade urbana e educação cidadã.

Além disso, atualmente, diversos trechos dos canais apresentam danos estruturais — como trincas, rachaduras, solapamentos e assoreamento —, comprometendo tanto o escoamento da água quanto a segurança da população.

Soluções integradas e inovação urbana

Além das melhorias físicas, o projeto traz uma abordagem integrada com tecnologia, participação popular e sustentabilidade. Estão previstas:

Instalação de sensores de monitoramento hídrico;

Criação do circuito turístico e educativo “Caminhos de Saturnino”;

Áreas verdes, mobiliário urbano sustentável e painéis informativos com QR codes;

Lançamento do programa “Canal Vivo”, que incluirá exposições, mutirões de limpeza e atividades em escolas.

Dessa forma, o Procanais adota Soluções Baseadas na Natureza (SbN), priorizando o uso de técnicas ambientalmente responsáveis, respeitando a dinâmica natural do território e incentivando o engajamento comunitário.

Financiamento e trâmites legais

O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (FMSBA) e segue as diretrizes da Lei nº 4.525/2024. Portanto, está ainda alinhado a metas globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente:

ODS 6 – Água potável e saneamento;ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Além disso, segundo o cronograma, o projeto será concluído tecnicamente até 16 de maio de 2025. Em seguida, será encaminhado ao Departamento de Licitações e Suprimentos (Sefin) e à Procuradoria do Município, com previsão de oficialização até setembro.

Sistema centenário, soluções para o futuro

Projetados no início do século 20 pelo engenheiro Saturnino de Brito, os canais foram fundamentais para conter alagamentos e organizar o crescimento urbano de Santos. Sendo assim, atualmente, enfrentam desafios modernos como a impermeabilização do solo e eventos climáticos extremos.

Os 12 canais contemplados são:

  • Canal 1 – Av. Senador Pinheiro Machado

  • Canal 2 – Av. Bernardino de Campos

  • Canal 3 – Av. Washington Luiz

  • Canal 4 – Av. Siqueira Campos

  • Canal 5 – Av. Almirante Cochrane

  • Canal 6 – Av. Coronel Joaquim Montenegro

  • Canal 7 – Av. General San Martin

  • Além dos canais das ruas Moura Ribeiro, Barão de Penedo, Brás Cubas e das avenidas Francisco Manoel e Jovino de Melo

Compromisso com o futuro

De acordo com o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos, o Procanais representa uma resposta inovadora aos novos desafios urbanos:

“Com essa iniciativa, Santos reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, resgatando a história da cidade enquanto se prepara para os efeitos das mudanças climáticas. É um projeto que une tecnologia, urbanismo, cidadania e respeito ao meio ambiente”, destacou.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *