Em Bragança Paulista, a linguiça artesanal é um patrimônio gastronômico local (foto: Prefeitura Municipal de Bragança Paulista)

Por todo o Estado de São Paulo, do Sudeste ao Noroeste, acompanhando o rio Tietê, do Paranapanema ao Vale do Paraíba, do Litoral Sul às margens do Rio Grande, é possível encontrar cidades que se tornaram verdadeiras capitais gastronômicas. Em comemoração ao Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo destaca os aromas e sabores que fazem da culinária paulista uma atração à parte.

A diversidade da gastronomia de São Paulo é um convite ao paladar: pratos típicos, sanduíches criativos, aperitivos regionais, doces artesanais e as frutas da terra compõem uma mesa farta que atrai viajantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Os números impressionam: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Estado conta com mais de 532 mil bares e restaurantes, gerando 1,3 milhão de empregos diretos. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a cadeia alimentar paulista movimenta cerca de R$ 250 milhões ao ano.

“O turismo gastronômico paulista é pujante. Ele contempla, ao mesmo tempo, as nossas paisagens e a criatividade da nossa culinária. São sabores únicos que fazem os viajantes retornarem sempre ao nosso Estado”, afirma Roberto de Lucena, Secretário Estadual de Turismo e Viagens.

Para celebrar essa riqueza, a Setur-SP selecionou cinco cidades que são referência quando o assunto é sabor. Lugares onde a boa mesa se encontra com belas paisagens e experiências inesquecíveis.

Bragança Paulista – A Capital Nacional da Linguiça

A apenas 82 km da Capital, Bragança Paulista é famosa por sua linguiça artesanal, encontrada em diferentes versões: sem gordura, com alho, com ervas e muito mais. O Festival da Linguiça, realizado em setembro, atrai turistas com uma infinidade de pratos criativos, de hambúrgueres a escondidinhos. E para completar o passeio, o Lago do Taboão é o cartão-postal ideal para relaxar e curtir a natureza.

Dois Córregos – O Sabor da Macadâmia

Localizada a 298 km de São Paulo, Dois Córregos é responsável por 35% da produção nacional de noz macadâmia. A cidade realiza, em setembro, a tradicional Festa da Macadâmia, que inclui um concurso gastronômico com receitas doces e salgadas: de molhos a sorvetes e bolos. O ecoturismo também é forte na região, com cachoeiras e parques aquáticos ideais para toda a família.

Itatiba – A Terra do Caqui

A Festa do Caqui & Cia., realizada desde 2003, é um dos principais atrativos de Itatiba, a 84 km da Capital. A cidade produz quatro tipos da fruta: Rama Forte, Taubaté, Giombo e Fuyu. Picolés, sucos, bolos e até cheesecakes de caqui fazem parte do cardápio local. A experiência se completa com turismo rural, cicloturismo, parques e praças arborizadas.

São Roque – Entre Alcachofras e Vinhos

A apenas 52 km da Capital, São Roque é conhecida como a Terra da Alcachofra, graças à influência italiana. A flor comestível aparece em pratos sofisticados como risotos, fondues e até sorvetes. Já a famosa Estrada do Vinho reúne vinícolas, restaurantes e lojas, em um roteiro ideal para um passeio em família.

Araçatuba – O Sabor do Interior com o Cupim Casqueirado

Situada a 518 km de São Paulo, Araçatuba é a casa do Cupim Casqueirado, um prato típico feito com carne bovina das raças Nelore e Zebuína, servida com mandioca, vinagrete, farofa e salada. O prato, sucesso há mais de três décadas, é o preferido nos restaurantes locais. Para completar a visita, a Prainha de Araçatuba, às margens do rio Tietê, é uma excelente opção de lazer.

Fonte: Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *