Foto: Reprodução IA

O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, promove a aceitação, o respeito e a valorização das pessoas autistas. Além disso, a data reforça a importância de reconhecer os desafios enfrentados pelas famílias e ampliar o debate sobre inclusão.

Pensando nisso, o Instituto ALMAI realiza no dia 30 de junho a segunda edição do evento Espelho d’Alma – Um convite para se enxergar além do reflexo. O encontro será gratuito e acontecerá das 18h às 21h30 na Associação Paulista de Medicina (APM), em Santos.

Voltado para mães atípicas e responsáveis do gênero feminino por crianças com deficiência, o evento oferecerá momentos de acolhimento, escuta e reconhecimento. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca fortalecer o sentimento de pertencimento e valorizar quem acompanha diariamente a jornada das crianças atípicas.

Evento para mães atípicas acontece em Santos

A programação reúne palestras, dinâmicas, atividades de reflexão e um documentário inédito produzido especialmente para o projeto. Além disso, a noite contará com a premiação da segunda edição da exposição Mães Atípicas: Retratos da Vida.

As inscrições são gratuitas pela plataforma Sympla. No entanto, as vagas são limitadas.

O evento faz parte da campanha Mães Atípicas: Retratos da Vida, que reuniu ao longo de maio 100 retratos de mães atípicas acompanhados de relatos reais. Durante a exposição, realizada no Shopping Pátio Aviação, em Praia Grande, os visitantes votaram nas histórias que mais os emocionaram.

Agora, as três histórias mais votadas serão anunciadas e premiadas durante o encontro.

Programação inclui palestras, documentário e premiação

O Espelho d’Alma foi desenvolvido para proporcionar uma experiência de conexão e acolhimento. Inicialmente, as participantes serão recepcionadas com um coffee break de boas-vindas. Em seguida, participarão de atividades de autoconhecimento e fortalecimento emocional conduzidas pela equipe da Academia ALMAI.

Além disso, antes da cerimônia de premiação, a organização exibirá um documentário produzido com as finalistas da exposição e pessoas envolvidas no projeto. Dessa forma, o público poderá conhecer mais profundamente as histórias que marcaram a iniciativa.

“A premiação é o fechamento, mas o centro do evento são elas”, destaca Polyanna Oliveira Muniz, sócia e diretora da instituição.

Segundo ela, a proposta é transformar a exposição em uma experiência viva. “Queremos que cada mãe se reconheça, se emocione e perceba que sua trajetória foi vista com respeito”, afirma.

Histórias de mães atípicas ganham destaque

A professora Ana Maria Silva destaca que a maternidade atípica envolve toda a família. Atualmente, três dos seus quatro filhos são atípicos: João Pedro, de 5 anos, Catarina, de 3, e Gabriela, de 2 anos.

Embora os diagnósticos tenham trazido desafios, ela acredita que o apoio familiar faz toda a diferença.

“Eu tenho apoio integral do meu marido, talvez isso torne a minha jornada mais leve. Outro motivo é que meus filhos iniciaram as intervenções bem cedo, e esse acompanhamento torna o caminho mais fácil”, relata.

Da mesma forma, a funcionária pública Kátia Torres destaca os aprendizados recebidos dos filhos Lucas, de 9 anos, e Thiago, de 3 anos.

“Meus filhos me ensinaram sobre amadurecimento e sobre a importância de valorizar quem realmente nos valoriza. Além disso, eles me mostram diariamente que é possível enfrentar os desafios com leveza e alegria”, afirma.

Instituto ALMAI fortalece apoio às famílias

Criado em 2025, o projeto Mães Atípicas: Retratos da Vida nasceu com o objetivo de dar visibilidade às histórias de mães de crianças com deficiência. Além disso, busca destacar trajetórias marcadas por amor, coragem e resiliência.

Ao longo da exposição, os relatos emocionaram visitantes e estimularam reflexões sobre os desafios e conquistas da maternidade atípica.

“O Espelho d’Alma representa o encerramento presencial dessa iniciativa. Além disso, promove um encontro que vai além da imagem, conectando histórias a um espaço de cuidado, acolhimento e troca. Tudo isso está alinhado ao propósito do Dia do Orgulho Autista, que reforça a importância da inclusão e da valorização das diferentes formas de existir”, conclui Polyanna.

O Instituto ALMAI atua no atendimento especializado de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. A instituição acompanha pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral e deficiências motoras.

Além do atendimento multidisciplinar individualizado, baseado em evidências científicas, o instituto desenvolve projetos voltados ao acolhimento, à informação e ao fortalecimento das famílias atípicas da Baixada Santista.

O que é o Dia do Orgulho Autista?

O Dia do Orgulho Autista é celebrado em 18 de junho e tem como objetivo promover a aceitação, o respeito e a valorização das pessoas autistas. Além disso, a data busca ampliar a conscientização sobre inclusão e diversidade.

Quem pode participar do evento?

O encontro é voltado para mães atípicas, responsáveis femininas e familiares de crianças com deficiência. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Como fazer a inscrição?

As inscrições estão disponíveis pela plataforma Sympla. Portanto, como as vagas são limitadas, a recomendação é garantir a participação com antecedência.

Onde acontece o evento?

Dessa forma, o Espelho d’Alma será realizado na Associação Paulista de Medicina (APM), localizada na Avenida Ana Costa, 388, no Gonzaga, em Santos.

Serviço

Espelho d’Alma – Um convite para se enxergar além do reflexo

Data: 30 de junho de 2026

Horário: das 18h às 21h30

Local: Associação Paulista de Medicina (APM) – Avenida Ana Costa, 388, Gonzaga, Santos

Público: mães atípicas, responsáveis femininas e familiares de crianças com deficiência

Inscrições: gratuitas pelo Sympla (vagas limitadas)

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *