Foto: Carlos Nogueira/PMS

A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) sobe ao palco do Sesc Santos na próxima quinta-feira (25), às 20h, para mais uma apresentação dedicada à música de concerto. O espetáculo contará com a participação do Coro Livre da Baixada – Vozes Femininas e do violinista Vinícius Mendes como solista.

O público poderá retirar ingressos gratuitos a partir das 18h do dia do concerto, na bilheteria do Sesc Santos. Cada pessoa terá direito a dois ingressos.

O maestro Luís Gustavo Petri comandará a apresentação. Já o regente Ricardo Cardim conduzirá o coro feminino.

A abertura do programa ficará por conta de “O Aprendiz de Feiticeiro”, do compositor francês Paul Dukas. Inspirada em um poema de Johann Wolfgang von Goethe, a obra conta a história de um aprendiz que utiliza magia sem dominar seus poderes e provoca situações fora de controle. A composição ganhou projeção internacional ao integrar a trilha sonora do filme de animação “Fantasia”, lançado pela Disney em 1940.

Na sequência, a orquestra interpretará “Noturnos”, de Claude Debussy, uma das principais obras do impressionismo musical. A composição reúne três movimentos: “Nuages” (Nuvens), “Fêtes” (Festas) e “Sirènes” (Sereias). Debussy cria diferentes atmosferas por meio de sonoridades delicadas e texturas orquestrais inovadoras. No terceiro movimento, as vozes femininas reforçam a representação do canto mitológico das sereias.

Para encerrar a noite, a OSMS executará “Árias Ciganas”, do violinista e compositor espanhol Pablo Sarasate. Considerada uma das obras mais virtuosas do repertório para violino e orquestra, a peça combina melodias e ritmos inspirados na tradição cigana húngara e destaca o talento do solista convidado.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *