A Brasil Terminal Portuário (BTP) concluiu a revitalização do Armazém 3 do Parque Valongo e entregou o espaço à Prefeitura de Santos nesta sexta-feira (26). Com a iniciativa, a empresa amplia seu legado social na cidade e fortalece a integração entre o Porto de Santos e a população.
A cerimônia reuniu representantes da BTP, da Prefeitura de Santos, da Autoridade Portuária de Santos (APS), além de autoridades, executivos do setor marítimo-portuário e moradores da região.
Obra preserva a história e prepara espaço para novos eventos
A BTP recuperou paredes, piso e telhado do Armazém 3. Além disso, a empresa pavimentou todo o entorno do imóvel. As obras começaram em agosto de 2025 e modernizaram mais de 2 mil metros quadrados da antiga área portuária.
Agora, o espaço pode receber eventos culturais, feiras, exposições e outras atividades de grande porte. Dessa forma, o Armazém 3 amplia as opções de lazer e turismo em Santos e fortalece a relação entre porto e cidade.
Segundo o diretor-presidente da BTP, Cláudio Oliveira, o projeto reforça um compromisso assumido desde o início das operações da companhia.
“Desde o início da nossa trajetória buscamos gerar valor para a região. A revitalização do Armazém 3 representa esse compromisso e devolve à cidade um espaço histórico renovado para cultura, convivência e desenvolvimento.”
Projeto une preservação histórica e soluções modernas
Durante a revitalização, a equipe manteve a estrutura original do armazém e preservou as tesouras históricas de madeira. Ao mesmo tempo, o projeto incorporou soluções modernas para ampliar a funcionalidade do espaço.
De acordo com a gerente de planejamento, controle e contratos da BTP, Cristhiane Vojevodovas, a obra recebeu revestimento acústico e fachadas de vidro. Com isso, o novo ambiente oferece conforto aos visitantes e amplia a integração visual com o Porto de Santos.
Investimentos beneficiam diferentes regiões de Santos
A revitalização faz parte do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), firmado durante o processo de licenciamento ambiental da empresa.
Em 2023, a BTP renovou a concessão para operar no Porto de Santos até 2047. Como resultado do acordo, a companhia destinou R$ 36,7 milhões para investimentos no município.
Primeiramente, a empresa entregou a Policlínica da Vila Gilda e o Centro de Convivência do Rádio Clube, inaugurados em janeiro de 2025. Em seguida, concluiu a revitalização do Armazém 3 do Parque Valongo.
BTP amplia impacto social na Baixada Santista
Com a entrega do novo equipamento público, a BTP reforça sua atuação social em Santos. Além de recuperar um patrimônio histórico, a empresa cria um espaço voltado para cultura, turismo, lazer e convivência.
Assim, o investimento contribui para a revitalização da região portuária e impulsiona a aproximação entre o Porto de Santos e a população.

