O Governo de São Paulo entrega nesta sexta-feira (2) três embarcações totalmente reformadas que vão reforçar o sistema de travessias na Baixada Santista. A cerimônia de entrega acontece às 10h, no estaleiro das Travessias Litorâneas, no Guarujá.
Essa ação faz parte do programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes. Portanto, o investimento na reforma e modernização das embarcações chegou a R$ 20,8 milhões.
A balsa FB-18 será destinada à travessia entre Santos e Guarujá. Com capacidade para 32 veículos e 244 pedestres, a embarcação oferece mais agilidade e segurança para os usuários. Sendo assim, as lanchas LS-02 e LS-05 atenderão a ligação entre a Praça da República e Vicente de Carvalho, transportando até 370 e 450 passageiros, respectivamente.
Além disso, durante o evento, a secretária Natália Resende e o subsecretário Denis Gerage vão apresentar os detalhes técnicos das embarcações, além de explicar os benefícios esperados com os novos investimentos.
Contudo, a entrega faz parte de um plano estadual mais amplo. Até o fim de 2025, o governo pretende modernizar 23 embarcações e concluir dez obras de infraestrutura nos terminais. No total, R$ 200 milhões foram destinados para melhorar o serviço, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer mais conforto à população.