Foto: Divulgação/INSS

O INSS começou, nesta terça-feira (13), a notificar aposentados e pensionistas que identificaram descontos indevidos nos benefícios, autorizados ou não. Cerca de 9 milhões de segurados receberam alertas por meio do aplicativo Meu INSS.

A partir desta quarta-feira (14), quem recebeu a notificação pode informar qual associação realizou a cobrança e em que período ocorreu o desconto. Sendo assim, o processo pode ser feito diretamente pelo app ou pela Central de Atendimento no número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Beneficiário pode exigir devolução imediata

Se o segurado não reconhece o desconto, ele pode contestar a cobrança e solicitar a devolução do valor de forma simples e digital. O INSS notificará a entidade e exigirá o reembolso. Portanto, a associação terá 15 dias úteis para comprovar a filiação, a autorização do desconto e a identidade do beneficiário. Se não apresentar os documentos dentro do prazo, a entidade precisará devolver o valor por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

Além disso, após o repasse, o INSS depositará o valor diretamente na conta do segurado vinculada ao benefício.

INSS garante proteção ao cidadão

O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que o órgão vai defender o cidadão e intermediar o processo com a associação. Ademais, ele reforçou que o segurado não precisa apresentar provas e que a responsabilidade de comprovar a legalidade do desconto cabe à entidade que realizou a cobrança.

Veja como consultar e contestar descontos

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login

  2. Toque no ícone do sininho no canto superior da tela

  3. Verifique se há notificações sobre descontos associativos

  4. Caso encontre descontos que não reconhece, clique na notificação e siga as orientações para contestar

  5. Também é possível verificar o extrato de pagamento e denunciar diretamente pela Central 135

Valores começam a ser devolvidos na folha de maio

O INSS confirmou que vai devolver, na folha de pagamento de maio, os valores que cobrou indevidamente em abril. Além disso, cancelou automaticamente os demais descontos, sem que o segurado precise fazer qualquer solicitação.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *