Foto: Raimudo Rosa/PMS

Santos reforçou sua posição de destaque nas políticas de inclusão ao aderir ao Novo Viver sem Limite. Com a iniciativa, o município se tornou o primeiro da Baixada Santista a integrar o programa federal voltado à promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

A adesão ocorreu durante cerimônia realizada em São Paulo e marca uma nova etapa na ampliação das políticas públicas de acessibilidade, autonomia e participação social. Agora, a Prefeitura dará início à elaboração de um plano de ação para colocar em prática as diretrizes do programa.

De acordo com a prefeita em exercício, Audrey Kleys, a iniciativa fortalece o compromisso da cidade com o acolhimento, o respeito e a garantia de oportunidades para todos.

Programa amplia políticas de inclusão

Coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Novo Viver sem Limite reúne ações voltadas à inclusão e ao fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, o programa incentiva estados e municípios a desenvolverem estratégias integradas para ampliar o acesso a serviços e políticas públicas.

Nesse contexto, Santos passa a integrar um grupo seleto de cidades paulistas que já aderiram à iniciativa. Entre elas estão São Paulo, Osasco, Santo André, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Taboão da Serra.

Investimentos impulsionam acessibilidade

O plano nacional prevê investimentos de aproximadamente R$ 6,5 bilhões em 95 ações interministeriais. Para alcançar esse objetivo, o programa organiza suas iniciativas em quatro eixos principais: gestão inclusiva e participativa, enfrentamento à violência e ao capacitismo, acessibilidade e tecnologia assistiva, além da promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Por isso, a adesão abre caminho para o fortalecimento de projetos já desenvolvidos em Santos e para a criação de novas medidas voltadas à inclusão.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa, a participação no programa amplia o protagonismo do município nas discussões sobre acessibilidade e equidade.

Município reforça combate ao capacitismo

Outro avanço importante envolve a inclusão do termo “capacitismo” em uma norma federal. O conceito identifica atitudes discriminatórias e preconceituosas direcionadas às pessoas com deficiência.

Ao mesmo tempo, o programa busca estimular ações educativas, ampliar a conscientização da sociedade e promover ambientes mais acessíveis e inclusivos.

Com a adesão ao Novo Viver sem Limite, Santos fortalece sua estratégia de inclusão e consolida uma agenda voltada à garantia de direitos, à acessibilidade e à participação plena das pessoas com deficiência na vida social.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *