O Santos retomou as atividades nesta segunda-feira (22) e deu início à intertemporada no CT Rei Pelé. Sob o comando de Cuca, o elenco voltou ao trabalho após mais de duas semanas de recesso e começou a preparação para a sequência da temporada.
Logo no primeiro dia, os jogadores passaram por uma bateria de avaliações médicas, físicas e fisiológicas no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF). Ao mesmo tempo, parte do grupo realizou atividades no gramado. A equipe médica concluirá os testes nesta terça-feira (23).
Avaliações abrangem diferentes áreas
Para agilizar o processo, o departamento de saúde dividiu o elenco em sete grupos. Os atletas realizam exames clínicos, avaliações físicas e testes específicos para medir força, potência, resistência e composição corporal.
Além disso, a equipe monitora indicadores fisiológicos por meio de exames sanguíneos, ergoespirometria e análises de desempenho. O clube também incorporou testes de neuromodulação no Laboratório de Aprimoramento Técnico Cognitivo (LATEC).
Segundo o coordenador do Núcleo de Saúde, Rodrigo Zogaib, o objetivo consiste em mapear as condições físicas dos atletas e ajustar a carga de trabalho para as próximas semanas.
Trio avança na recuperação
Enquanto o restante do elenco participa das avaliações, João Schmidt, Thaciano e Gabriel Menino avançam na recuperação de lesões musculares. Os três atletas iniciaram a transição física no gramado e seguem cronograma específico de preparação.
A comissão técnica acompanha a evolução do trio diariamente para definir os próximos passos do retorno às atividades com o grupo.
Comissão técnica aproveita período maior de preparação
Ao longo da semana, o Santos realizará treinos em dois períodos entre terça-feira (23) e sexta-feira (26). Já no fim de semana, os trabalhos ocorrerão apenas pela manhã.
Como o próximo compromisso oficial está previsto para o fim de julho, a comissão técnica ganhou um período mais amplo para desenvolver a preparação física e clínica do elenco.
Além do Campeonato Brasileiro, o Peixe disputará a Copa do Brasil e a Conmebol Sul-Americana no segundo semestre.
Santos busca reduzir desgaste e prevenir lesões
De acordo com Rodrigo Zogaib, a intertemporada oferece uma oportunidade importante para corrigir déficits acumulados no início do ano. Na avaliação do coordenador, o calendário apertado e a curta pré-temporada contribuíram para o aumento dos problemas físicos em clubes de todo o país.
Por isso, o departamento de saúde aposta em um planejamento mais completo para reduzir o risco de lesões e melhorar o condicionamento dos atletas. A expectativa é entregar o elenco em melhores condições para enfrentar a maratona de jogos até o encerramento da temporada.

