Santos aderiu ao Programa Município Mais Seguro, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para fortalecer as guardas municipais com capacitação profissional, apoio institucional e doação de equipamentos.
Por juntar-se ao programa, em evento no final da semana passada, a Cidade foi contemplada com uma doação estimada em mais de R$ 1,1 milhão em equipamentos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM).
Entre os itens previstos estão 254 tasers (armas de incapacitação neuromuscular), 510 espargidores (spray de pimenta), além de 2.540 cartuchos operacionais, baterias, kits de manutenção, coldres, maletas de transporte e outros acessórios para a utilização segura dos equipamentos.
Para a prefeita em exercício Audrey Kleys, a formalização é um complemento ao processo de investimento no setor no Município. “Santos investe na segurança pública por meio da ampliação do efetivo da GCM, valorização e treinamento para os agentes e atualização dos equipamentos e da tecnologia de monitoramento. Também mantém importantes parcerias com as polícias para apoio em rondas e operações, com o contínuo suporte do Centro de Controle Operacional (CCO). São ações integradas que fortalecem a qualidade de vida na Cidade e têm o reconhecimento dos governos Federal e Estadual”.
O programa Município Mais Seguro contempla três eixos de atuação: o Projeto Nacional de Polícia Comunitária, voltado à prevenção da violência e ao fortalecimento da relação entre os agentes de segurança e a comunidade; o Projeto Escuta SUSP, que oferece atendimento psicológico aos profissionais de segurança pública; e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, destinado à capacitação técnica e ao aprimoramento das ações operacionais. A expectativa é de que os materiais estejam disponíveis até novembro.
O secretário municipal de Segurança, Flávio de Brito Junior, sublinha o aperfeiçoamento da corporação. “Este programa vem reforçar o aprimoramento dos profissionais da Guarda Civil Municipal, que atuam no patrulhamento preventivo. Esses equipamentos não letais são utilizados por profissionais que receberam treinamento teórico e prático para seu uso”.
Investimentos
Com investimentos contínuos na segurança, Santos conseguiu reduzir índices de criminalidade de diversos tipos, em parcerias com as polícias Civil e Militar. A nomeação frequente de novos agentes da GCM concursados, e a criação da Operação Onda Azul, de reforço no patrulhamento preventivo e orientação sobre o Código de Posturas, são outros exemplos de cuidados que a Administração dedica ao bem-estar da população.
A Cidade também dispõe de um parque de quase 3,5 mil câmeras no Centro de Controle Operacional (CCO), com dispositivos voltados à vigilância de escolas, unidades de saúde, cemitérios e as principais ruas, avenidas e pontos turísticos do Município.

