Foto: Marcella Biasi

A Prefeitura de Santos realiza, na manhã deste domingo (28), o plantio de mais de 250 árvores no Novo Quebra-Mar. A ação marca o encerramento do Mês do Meio Ambiente e integra o Programa Santos Sustentável.

Além disso, a iniciativa é aberta ao público e reúne moradores, voluntários e representantes de instituições ambientais. O objetivo é ampliar a cobertura vegetal da cidade e incentivar a participação da população na preservação do meio ambiente.

Ao mesmo tempo, equipes do Instituto Mar Azul promovem um mutirão de limpeza da praia. A concentração acontece na faixa de areia ao lado do Novo Quebra-Mar, em frente à Ilha Urubuqueçaba. O local também receberá o futuro Parque Jundu.

Espécies nativas fortalecem a arborização

Durante a ação, os participantes plantam mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Esse bioma reúne uma das maiores biodiversidades do planeta e exerce papel fundamental na conservação ambiental.

Além disso, o plantio faz parte do Programa Santos Sustentável. A iniciativa busca ampliar as áreas verdes, reduzir os impactos das mudanças climáticas e aumentar a permeabilidade do solo.

Atualmente, o programa já ultrapassou a marca de 4,1 mil árvores plantadas na área insular. A meta da Prefeitura é chegar a 10 mil novas árvores em quatro anos.

Parque Jundu amplia preservação ambiental

O futuro Parque Jundu ficará entre a divisa de Santos com São Vicente e o Novo Quebra-Mar, no bairro José Menino. A área fica em frente aos edifícios conhecidos como “Pé na Areia”.

O projeto surgiu após o ressurgimento da vegetação de restinga na faixa de areia. Dessa forma, o parque ajudará a preservar esse ecossistema costeiro.

Além da conservação, o espaço apoiará pesquisas, técnicas de manejo e ações de educação ambiental. Assim, a população poderá conhecer melhor a importância da restinga para o equilíbrio ambiental da região.

Carla Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *