Foto: Vinícius Dantas

A Santa Casa de Santos inaugurou nesta sexta-feira (26) a casamata que abrigará o novo acelerador linear utilizado nos tratamentos de radioterapia. A estrutura é considerada essencial para o funcionamento do equipamento, que deverá entrar em operação após a fase de instalação, calibração e testes.

Com a chegada do novo acelerador linear, a expectativa é dobrar a capacidade de atendimento do Complexo de Radioterapia da instituição, passando dos atuais 65 para 130 pacientes por dia. O serviço atende moradores da Baixada Santista, do Vale do Ribeira e de outras regiões do Estado de São Paulo.

Durante a inauguração, o provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, destacou a importância da entrega da estrutura para ampliar o acesso ao tratamento oncológico.

«”Esse equipamento será entregue ao público e, em breve, estará à disposição de toda a Baixada Santista e do nosso litoral”, afirmou.

Estrutura protege contra radiação

A casamata é uma construção com paredes de concreto reforçado, projetada para conter a radiação emitida pelo acelerador linear durante os procedimentos de radioterapia. A obra possibilita a instalação do novo equipamento adquirido por meio de emenda parlamentar de R$ 10,5 milhões destinada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSD).

Segundo o parlamentar, o novo aparelho contribuirá para reduzir a fila de pacientes que aguardam tratamento.

«”A gente sabe que tem muita gente lutando pela vida e, no caso do câncer, esperar não é uma opção. Com o novo acelerador linear iremos dobrar o número de atendimentos. E acabar com as filas para pacientes da Baixada Santista e também do Vale do Ribeira”, afirmou.»

Tecnologia amplia precisão do tratamento

Considerado um dos mais modernos do país, o acelerador linear conta com tecnologia de Radioterapia Guiada por Imagem em três dimensões (IGRT 3D), que aumenta a precisão na aplicação da radiação. A tecnologia permite concentrar a dose no tumor, preservando tecidos saudáveis e ampliando as possibilidades de tratamento para diferentes tipos de câncer.

O novo equipamento integrará o Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos, considerado o maior da Baixada Santista.

Novos investimentos em oncologia

Além da entrega da casamata na Santa Casa, Paulo Alexandre Barbosa informou que articulou, junto ao Ministério da Saúde, a liberação de R$ 7 milhões para a aquisição de um novo acelerador linear para o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos. O equipamento será importado dos Estados Unidos e deverá reforçar a rede regional de atendimento oncológico.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *