Foto: Divulgação/PMSV

O EcoDay retirou mais de 300 quilos de resíduos descartados irregularmente da Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, no último sábado (20). A iniciativa reuniu mais de 100 voluntários e incentivou a preservação ambiental e o cuidado com os espaços públicos.

A Atlética da Unesp São Vicente organizou o evento em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Prefeitura de São Vicente. Durante a ação, os participantes percorreram a faixa de areia e áreas próximas à praia para recolher materiais descartados de forma inadequada.

Entre os itens encontrados estavam garrafas plásticas, pedaços de madeira, tecidos e outros resíduos. Além de prejudicarem a paisagem, esses materiais podem causar danos ao meio ambiente e à vida marinha.

Além da limpeza, o EcoDay promoveu atividades de conscientização ambiental. Os voluntários participaram de dinâmicas educativas e ações voltadas à sustentabilidade. Dessa forma, a iniciativa reforçou a importância da participação coletiva na preservação dos recursos naturais.

A programação também contou com a apresentação da banda da Atlética. Além disso, uma personagem caracterizada como sereia interagiu com o público e transmitiu mensagens sobre a importância de manter praias e espaços públicos limpos.

Segundo os organizadores, ações como o EcoDay fortalecem a consciência ambiental da população. Além disso, elas incentivam hábitos mais sustentáveis no dia a dia. Por isso, o envolvimento da comunidade é fundamental para reduzir o descarte irregular de resíduos e preservar os espaços naturais da cidade.

Redação Fatos Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *