A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), abriu as inscrições para nove vagas de Residência Médica do Exame Nacional de Residências (ENARE) 2026/2027. A iniciativa reforça o compromisso do município com a qualificação profissional e o fortalecimento da rede pública de saúde.
As oportunidades estão distribuídas entre as especialidades de Cirurgia Geral (2 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (2 vagas) e Medicina de Família e Comunidade (5 vagas).
Formação prática na rede municipal
Os programas acontecem dentro da rede municipal de saúde. Assim, os médicos residentes vivenciam a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolvem atividades em unidades básicas e hospitais da cidade.
Além disso, a experiência prática permite que os profissionais ampliem seus conhecimentos. Ao mesmo tempo, a população recebe atendimento com o apoio de equipes em formação supervisionada.
Dessa forma, a residência médica contribui para o desenvolvimento profissional e para a melhoria dos serviços oferecidos aos moradores.
Inscrições e processo seletivo
Os interessados devem realizar a inscrição no portal do ENARE. Para os programas de acesso direto, o prazo segue até 29 de junho. Já os cursos que exigem pré-requisito aceitam inscrições até 15 de julho.
A seleção acontecerá em etapa única. Portanto, os candidatos farão uma prova objetiva marcada para o dia 13 de setembro.
São Vicente fortalece a formação médica
Nos últimos anos, a Secretaria da Saúde investiu na qualificação das equipes, na melhoria da estrutura e na adequação dos programas de ensino.
Como resultado, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada aos Ministérios da Saúde e da Educação, aprovou os programas do município.
Com essa conquista, São Vicente passou a integrar o grupo de cidades aptas a formar novos especialistas. Além disso, o reconhecimento amplia a capacidade de ensino e fortalece a assistência prestada pela rede pública.
Benefícios para profissionais e pacientes
Segundo a secretária da Saúde, Michelle Santos, a residência médica gera ganhos para os profissionais e para a população.
“Além de proporcionar aperfeiçoamento profissional, a residência médica fortalece a saúde pública municipal. Os residentes atuam sob supervisão nas unidades de saúde, ampliam a capacidade de atendimento e colaboram na formação de novos especialistas”, destacou.
A gestora ressalta ainda que o programa contribui para a troca de conhecimentos entre profissionais experientes e novos médicos. Consequentemente, a rede municipal amplia sua capacidade de atendimento e fortalece a assistência oferecida aos vicentinos.

